Este é o diário de uma viagem pelo Brasil profundo, compreendendo cerca de 1.455 quilômetros de bicicleta, num percurso que descreveu um arco, desde Parati, no estado do Rio de Janeiro, até Ouro Preto, em Minas Gerais, e depois de volta ao litoral, chegando a Vitória e Vila Velha, no estado do Espírito Santo.

O percurso corresponde ao Caminho Velho da Estrada Real, somado à Rota Imperial São Pedro de Alcântara, donde veio o acrônimo da série, “ER+RI”.

Percurso complento ER-Caminho Velho + Rota Imperial

Nos anos que antecederam a expedição, percorri todos os quatro caminhos da Estrada Real, sempre nos sentidos que geralmente os ciclistas e aventureiros preferem, de modo a minimizar a altimetria, tendo obtido o certificado especial do Instituto Estrada Real (correspondente aos quatro caminhos) em janeiro de 2.020.

Certificado Especial dos Quatro Caminhos da Estrada Real

Após esta conquista, resolvi partir para um novo desafio, de repetir os caminhos da Estrada Real, só que no sentido oposto ao que já tinha trilhado, começando pelo Caminho Velho a partir do litoral. Daí é que surgiu a ideia do projeto ER+RI, acrescentando a, para mim inédita, Rota Imperial.

Nesta primeira parte do projeto, concluída entre setembro de 2.021 e março de 2.022, após um adiamento devido à pandemia Covid-19, percorri o Caminho Velho e a Rota Imperial, que iniciam, então, os presentes relatos.

Mais para adiante, pretendemos completar o projeto com expedições para os três caminhos restantes da Estrada Real – Novo, Diamantes e Sabarabuçu, percorrendo-os sempre no sentido contrário ao que já fizemos, para variar (rs). Aguarde, por este blog, as programações das viagens e fique com os relatos semanais, publicados a cada quinta-feira com um novo dia de aventura!

Estrada Real, Caminho Velho

A Estrada Real, com quatro diferentes caminhos, soma cerca de 1.400km de extensão e foi construída entre os séc. XVII e XVIII.

O caminho velho foi o primeiro a ser construído pela coroa portuguesa, no século XVII, para organizar o trânsito do ouro e dos diamantes produzidos nas Minas Gerais para a Europa. Tem 710km de extensão, sendo 11,5% asfaltado, 6% de trilhas e 82,5% em estrada de chão e é o primeiro dos quatro caminhos que vamos trilhar e relatar por aqui.

Os demais são o Caminho Novo, construído como alternativa para o Caminho Velho, que ligava Ouro Preto ao Rio de Janeiro (hoje percorrido, geralmente, só até Petrópolis, por questões de segurança no trecho final da baixada fluminense), o Caminho dos Diamantes, que ligava Ouro Preto ao Distrito Diamantino, e o Caminho Sabarabuçu, construído para facilitar o deslocamento de produtos e pessoas no interior da região aurífera das Minas Gerais. Estes outros caminhos serão contemplados em etapas futuras do projeto.

Rota Imperial

Já no começo do século XIX, tendo vindo a corte portuguesa para o Brasil, a fim de escapar às tropas de Napoleão, Dom João VI (na época ainda regente) mandou abrir uma nova estrada, a fim de desenvolver e diversificar as atividades na colônia, posto que a exploração do ouro e dos diamantes declinava. A construção se iniciou em 1.815 e foi completada em 1.816 com o nome de Estrada Real São Pedro de Alcântara, com um total de 575km, passando por 17 municípios mineiros e 15 capixabas.

Na feição original, esta estrada real possuía fortificações e abrigos para viajantes a cada 20 quilômetros, mas os sítios originais dessas construções foram perdidos no tempo. Depois da independência do Brasil, por razão óbvia, a denominação da estrada passou de Estrada Real para Rota Imperial São Pedro de Alcântara.

Em 2008, houve uma iniciativa da Assembléia Legislativa de Minas Gerais para implantar, junto com o governo capixaba uma estruturação desta Rota Imperial de modo semelhante ao que fora feito para os caminhos da Estrada Real. Infelizmente, parece que não houve interesse suficiente para o projeto decolar e a rota permanece sem qualquer estrutura oficial para o turismo, tendo sido demarcada somente na parte que cruza o estado do Espírito Santo.

Etapas Diárias da Viagem

O percurso completo dos dois trajetos já percorridos – Caminho Velho e Rota Imperial –, no âmbito deste projeto, foi planejado em 32 etapas que, por força da imprevisibilidade da vida e do destino, precisaram ser separadas em dois conjuntos, com uma viagem em setembro a outubro de 2.021 e outra em março de 2.022 (saiba o porquê disto lendo o blog!) No final de tudo, a realização ampliou as etapas projetadas para 35 dias de bicicleta, mais dois dias de descanso em que não pedalei, totalizando 37 dias de viagem, sem contar os traslados entre São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, efetuados de ônibus, com a querida bicicleta “Faísca” acomodada nos bagageiros.

A aventura totalizou, nas duas viagens já realizadas, 1.455 quilômetros, com 27.534 metros de elevação acumulada, assim distribuídos pelas etapas de viagem:

Etapa do PercursoDataDistância EfetivaElevaçãoDistância acumuladaElevação acumulada
ER+RI 01 Parati a Cunha13/09/202146,4 km1.917 m46,4 km1.917 m
ER+RI Descanso em Cunha14/09/2021Não pedalei neste dia
ER+RI 02 Cunha a Guaratinguetá15/09/202150,8 km794 m97,2 km2.711 m
ER+RI 03 Guaratinguetá à Vila Embaú16/09/202140,8 km489 m138 km3.200 m
ER+RI 04 Vila do Embaú a Passa Quatro17/09/202132,9 km870 m170,9 km4.070 m
ER+RI 05 Passa Quatro, Itanhandu, Itamonte e Pouso Alto18/09/202158,1 km908 m229 km4.978 m
ER+RI 06 Pouso Alto, São Lourenço e Caxambu19/09/202148,5 km843 m277,5 km5.821 m
ER+RI 07 Caxambu a Baependi e Cruzilia20/09/202127,7 km585 m305,2 km6.406 m
ER+RI 08 Cruzilia a Traituba e Carrancas21/09/202170,9 km1.307 m376,1 km7.713 m
ER+RI 09 Carrancas a Capela do Saco22/09/202128,2 km642 m404,3 km8.355 m
ER+RI 10 Capela do Saco, Caquende, São Seb. da Vitoria e São João Del Rei23/09/202150,4 km926 m454,7 km9.281 m
ER+RI 11 São João Del Rei a Tiradentes24/09/202112,8 km95 m467,5 km9.376 m
ER+RI 12 Descanso em Tiradentes25/09/202137,9 km143 m505,4 km9.519 m
ER+RI 13 Tiradentes, Bichinho e Prados26/09/202119,4 km319 m524,8 km9.838 m
ER+RI 14 Prados, Lagoa Dourada e Casa Grande27/09/202152,7 km1.213 m577,5 km11.051 m
ER+RI 15 Casa Grande, Serra do Camapuã e Entre Rios28/09/202131,6 km678 m609,1 km11.729 m
ER+RI 16 Entre Rios, S. Brás do Suaçuí e Congonhas29/09/202145,8 km1.012 m654,9 km12.741 m
ERRI15-EntreRios-CongonhasER+RI 17 Congonhas, Miguel Burnier, Eng. Correia e Santo Antônio do Leite
30/09/202151,5 km1.035 m706,4 km13.776 m
ER+RI 18 Sto Antônio do Leite, Cach. Campo, Glaura, S. Bartolomeu e Ouro Preto01/10/202147 km1.323 m753,4 km15.099 m
ER+RI 19 Descanso em Ouro Preto02/10/2021Não pedalei neste dia
ER+RI 20 Ouro Preto, Mariana, Mons. Horta, Furquim e Acaiaca03/10/202163,4 km536 m816,8 km15.635 m
ER+RI 21 Acaiaca, Filipe dos Santos, Matipezinho, Cedro, Quebra-Canoa e Ponte Nova04/10/202143,3 km750 m860,1 km16.385 m
ER+RI 22 Ponte Nova, Oratórios, Piscamba e Jequeri05/10/202135,2 km827 m895,3 km17.212 m
ER+RI 23 Jequeri, Grota, Cach. do Livramento e Abre Campo06/10/202140,6 km891 m935,9 km18.103 m
ER+RI 24 Abre Campo, Cach. Livramento, Padre Fialho e Santa Margarida07/10/202143,5 km1.040 m979,4 km19.143 m
ER+RI 25 Santa Margarida, Sto Amaro de Minas e Realeza (Manhuaçu) – Bike com problema08/10/202127,1 km370 m1.006,5 km19.513 m
ER+RI 26 Realeza a Santo Amaro de Minas e Santa Margarida (retomada da Rota Imperial)17/03/202228,3 km675 m1.034,8 km20.188 m
ER+RI 27 Santa Margarida, São João do Manhuaçu, Pontões e Manhumirim18/03/202250,3 km1.085 m1.085,1 km21.273 m
ER+RI 28 Manhumirim, Rio Claro, São João do Príncipe e Pequiá19/03/202230,4 km727 m1.115,5 km22.000 m
ER+RI 29 Pequiá, Santa Cruz de Irupi, Irupi e Iúna20/03/202243,5 km748 m1.159 km22.748 m
ER+RI 30 Iúna, Cantagalo, Fortaleza e Piaçu21/03/202227,7 km771 m1.186,7 km23.519 m
ER+RI 31 Piaçu, Monforte Frio, Córrego Grande e Conceição do Castelo22/03/202227,1 km865 m1.213,8 km24.384 m
ER+RI 32 Conceição do Castelo, São João de Viçosa, Venda Nova do Imigrante e Barcelos23/03/202242,9 km911 m1.256,7 km25.295 m
ER+RI 33 Barcelos a Domingos Martins24/03/202286,4 km1.199 m1.343,1 km26.494 m
ER+RI 34 Domingos Martins, Viana, Vitória e Vila Velha25/03/202267,5 km795 m1.410,6 km27.289 m
ER+RI 35 Passeios em Vila Velha26/03/202219,3 km161 m1.429,9 km27.450 m
ER+RI 36 Vila Velha a Vitória (retorno para casa)27/03/202225,7 km84 m1.455,6 km27.534 m

Em cada episódio desta série, narramos um dia da aventura, com fotos, mapas e descrições dos lugares por onde passei e relatos sobre as pessoas e lugares que nos marcaram. Viva comigo esta grande aventura, todas as quintas-feiras, um novo episódio!

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2 comentários sobre “Estrada Real + Rota Imperial

  1. Luiz, que maravilha! Estou conhecendo esse seu blog agora. Adoro suas fotos, são bárbaras. Fiquei com inveja (no bom sentido) dessa viagem. Vc fez de uma tacada só? “Quando eu sê grande vou querer fazer também!”

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    1. Oi, Silas!
      Fiz a viagem em duas etapas, sendo que em dois pedaços de cada etapa, tive alguma companhia.
      A primeira etapa foi de Paraty a Ouro Preto (Caminho Velho) e daí a Santa Margarida (Rota Imperial), onde precisei interromper devido a um problema na bicicleta. Nesta etapa, tive a companhia da Bia e dos amigos Augusto e Cacá para o trecho de Caxambu a Tiradentes, sendo que o restante fiz sozinho.
      A segunda etapa foi de Santa Margarida a Vila Velha, em que tive a companhia do Sérgio do CAB.

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