Este blog será um diário de viagem de um percurso de cerca de 1.260km de pedal. Após completar todos os caminhos da Estrada Real, em 2018, reinicio pelo Caminho Velho, no sentido inverso ao já percorrido, agora viajando de Paraty a Ouro Preto. Na sequência, partirei para o trajeto da Rota Imperial, até as proximidades de Vitória, no estado do Espírito Santo.

Percurso complento ER-Caminho Velho + Rota Imperial

Estrada Real, Caminho Velho

A Estrada Real, com quatro diferentes caminhos, soma cerca de 1.400km de extensão e foi construída entre os séc. XVII e XVIII.

O caminho velho foi o primeiro a ser construído pela coroa portuguesa, no século XVII, para organizar o trânsito do ouro e dos diamantes produzidos nas Minas Gerais para a Europa. Tem 710km de extensão, sendo 11,5% asfaltado, 6% de trilhas e 82,5% em estrada de chão.

Rota Imperial

Já no século XIX, tendo vindo a corte portuguesa para o Brasil, a fim de escapar às tropas de Napoleão, Dom João VI mandou abrir uma nova estrada, a fim de desenvolver e diversificar as atividades na colônia, posto que a exploração do ouro e dos diamantes declinava. A construção se iniciou em 1.815 e foi completada em 1.816 com o nome de Rota Imperial da Estrada Real São Pedro de Alcântara. A rota tem 575km, passando por 17 municípios mineiros e 15 capixabas.

Em 2008, houve uma iniciativa da Assembléia Legislativa de Minas Gerais para implantar, junto com o governo capixaba uma estruturação da Rota Imperial de modo semelhante ao que foi feito para a Estrada Real. Infelizmente, parece que não houve interesse suficiente para o projeto decolar e a rota permanece sem qualquer estrutura oficial para o turismo.

Etapas da Viagem

O percurso completo dos dois caminhos foi dividido em 32 etapas, que somadas a alguns dias de descanso, deverá alcançar cerca de 35 dias de viagem, com uma média diária de 39,4km percorridos, com 769m de ganho acumulado de elevação.

Neste blog, vamos publicar um diário de viagem, com imagens, relatos e impressões desta grande aventura.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s